sexta-feira, 11 de junho de 2010

Viviane Madu junta-se a andarilhos e caboclos de lança em Daqui Prali


Novo espetáculo da companhia Duas de Criação será apresentado
nas ruas e avenidas de cinco cidades do país


Recife, 8 de junho de 2010 – O caminhar do caboclo de lança do maracatu e do andarilho inspirou o mais novo espetáculo da Companhia Duas de Criação. Daqui Prali, solo de dança contemporânea concebido e executado por Viviane Madu, bailarina e atriz pernambucana, radicada em São Paulo, ganhará as ruas e avenidas de cinco cidades do país em junho e julho. Duplamente contemplado pelo Funcutlura 2009 e pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, Daqui Prali será apresentado gratuitamente em São Luís, Porto Velho, Rio Branco, Manaus e Recife, onde a turnê estreia na Avenida Conde Boa Vista, esquina com a Rua Gervásio Pires, um dos principais corredores da capital, às 17h da segunda-feira, dia 21.

Bailarina desde a infância, graças à ligação da família com o Balé Popular do Recife, Viviane Madu busca transitar entre as danças popular e contemporânea em Daqui Prali. Assim, o caboclo de lança, emblema do maracatu rural pernambucano, ganha o passo do andarilho, do transeunte, do pedestre. “Investigar estas fronteiras entre diferentes linguagens, espaços e expressões cênicas, têm sido o objeto de minhas pesquisas desde que migrei do Recife para São Paulo, em 2005, para estudar Comunicação das Artes do Corpo, na PUC/SP”, acrescenta a artista.

Daqui Prali reúne um time de renomados profissionais. A orientação da performance é da paulistana Cecília Ohno, que trabalha com as técnicas japonesas seita-ho e do-ho, além de ser performer e poetisa. A trilha é de Felipe Julian e Sandra Ximenez, a criação de design gráfico e dos elementos cenográficos é de Vânia Medeiros e a consultoria do figurino de Antônio Apolinário. Mestre Nico, do maracatu Cruzeiro do Forte-PE e Toshiyuki Tanaka da Casa do Vento-SP fizeram a preparação corporal. Mestre Nico, a partir do maracatu rural, e Toshiyuki Tanaka, a partir das técnicas seitai-ho e do-ho. Luciana Lyra é responsável pela produção geral e Karla Martins pela produção executiva. Depois de quatro apresentações no Recife, de 21 a 23 de junho, Daqui Prali segue para Rio Branco (dia 26), Porto Velho (dia 30), Manaus (dia 2), São Luís (dia 5), retornando à capital pernambucana para finalização da temporada, de 7 a 10 de julho.

Ciranda da bailarina Viviane Madu integrou o Balé Popular do Recife por sete anos – tempo em que atuou ainda como bailarina solista e coreógrafa da companhia. A convite do dramaturgo Ariano Suassuna e da coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo deixou o Balé Popular para fazer parte do Grupo Grial de Dança, seu primeiro contato com a mistura da dança contemporânea com as manifestações populares do Nordeste. Foi intérprete criadora e assistente de coreografia. Sete anos depois, em meados de 2006, já tendo Luciana Lyra como parceira, Viviane gerou Calunga, espetáculo de dança que investigava a movimentação contemporânea a partir da temática da boneca da Dama-do-Passo, do Maracatu de Baque Virado.

Durante apresentação no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, em 2007, Calunga recebeu os prêmios de melhor figurino, cenário e bailarina. Com Lyra fundou a Duas de Criação e montou os espetáculos: Joana In Cárcere (Unicamp e USP/2005), Calunga (Funcultura-PE/2006), Conto (Fomento às Artes Cênicas-PE/ 2007), Guerreiras (Funcultura-PE/2008; Prêmios Funarte Myriam Muniz e Artes Cênicas na Rua/2009).

SERVIÇO DA TEMPORADA

RECIFE – PERNAMBUCO
Dia 21/06, às 17h na Avenida Conde da Boa Vista (altura da Rua Gervásio Pires)
Dia 22/06, às 12h na Avenida Dantas Barreto ( altura do Pátio do Carmo).
às 17h, na Rua da Imperatriz ( altura da Rua da Aurora).
Dia 23/06, às 12h, na Rua das Calçadas (altura da Igreja de São Félix)

RIO BRANCO – ACRE Dia 26/06, às 12h, na Avenida Getúlio Vargas (altura do Palácio Rio Branco)
Dia 29/06, às 12h, na Rua Nossa Senhora da Conceição (altura da Fundação de Cultura)

PORTO VELHO – RONDÔNIA Dia 30/06, às 12h, na Avenida 7 de Setembro (esquina com a Rua José Bonifácio).
às 17h, na Avenida Amazonas (esquina com Av. Brasília)

MANAUS –AMAZONAS Dia 2/07, às 12h, na Avenida. Eduardo Ribeiro (esquina com a Rua Henrique Martins).
às 17h, na Avenida 7 de Setembro com Avenida Getúlio Vargas

SÃO LUÍS – MARANHÃO Dia 05/07, às 12h, na Rua Grande (esquina com a Rua das Flores).
às 17h, na Rua do Sol (com a Rua São João)

RECIFE - PERNAMBUCO Dia 7/07, às 12h, na Avenida Conde da Boa Vista (altura da Rua Gervásio Pires).
às 17h, na Rua da Imperatriz (altura da Rua da Aurora).
Dia 8/07, às 12h, na Avenida Dantas Barreto (altura do Pátio do Carmo).
às 17h, na Rua das Calçadas (altura da Igreja de São Félix).
Dia 9/07, às12h, na Avenida Conde da Boa Vista (altura da Rua Gervásio Pires).
às 17h, na Rua da Imperatriz (altura da Rua da Aurora)
Dia 10/07, às 10h, na Avenida Dantas Barreto (altura do Pátio do Carmo).
às 12h, na Rua das calçadas (altura da Igreja de São Félix).

Jornalista responsável: Raquel Lima (81) 9740-9208

Nenhum comentário:

Postar um comentário